Por que devemos nos alimentar, sempre, antes das atividades físicas ???

• Controlar as taxas de glicose no sangue;
• Evitar a fome antes do exercício;
• Fornecer energia para o trabalho muscular durante o treinamento, melhorando assim, o desempenho;
• Se hidratar bastante.

É importante lembrar que as refeições antes do exercício, são importantíssimas, dessa forma, o ideal é consumir alimentos que você gosta e que sejam fontes ricas de carboidratos simples ou carboidratos “ruins”, especialmente (batata comum, arroz branco, pães tradicionais ou francês tradicional, com o miolo e etc).

Estas refeições, antes do exercício, devem ser isentas em gordura. Os carboidratos permanecem no estômago por menos tempo do que as gorduras por serem rapidamente digeridos e absorvidos, devido a este fato é que é considerado o combustível ideal para o trabalho muscular.

E jamais devemos malhar em jejum!!!

Alguns alimentos ricos em fibras, como as frutas laxantes e com bagaços e as hortaliças cruas, as oleaginosas, as sementes, castanhas e os farelos, não são recomendados neste momento, pois podem causar desconforto e empachamento intestinal.

Os alimentos fontes de carboidratos mais indicados para esta refeição são aqueles ricos em amido “simples”, como massas, pães, tubérculos, arroz, bolos e biscoitos tradicionais.

Escolha os melhores alimentos para os horários certos:

3 ou mais horas antes: Suco de frutas ou de hortaliças, frutas frescas, pães, biscoitos e bolos simples queijo ou carne magra, cereal com leite de baixa lactose, batata assada, massa com molho de tomate fresco.

2 horas antes: Suco de frutas ou de hortaliças, frutas frescas, pães, biscoitos ou bolos simples (sem cobertura adicional).

1 hora antes: Açaí com uma fatia de queijo magro ou 1 banana prata com uma proteína magra ou 1 maçã com casca com um iogurte de qualquer sabor light ou 1 carboidrato “simples” com uma proteína magra.

Está precisando de orientações para os pré-treinos? Por favor entre em contato:

Nutricionista Juliana Dragone, especializada em Nutrição Clínica e funcional pelo GANEP, mantém publicado o site nutricionistajuliana.com.br com o objetivo de oferecer informações e dicas para quem quer, por meio da alimentação, melhorar a saúde e o bem-estar.