Pra que serve? O exame de bioimpedância é realizado para obter uma análise completa da composição corporal do paciente.
Como funciona? É um método moderno e de alta precisão para a avaliação da composição corporal de um indivíduo. Representa um sistema de avaliação da composição corporal, que consiste em um teste onde ocorre passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta frequência através do corpo, sendo esta corrente imperceptível. A impedância corporal é a resistência corporal e a passagem de uma corrente elétrica, sendo a unidade da mesma feita em Ohms (Ω).
Os métodos para obtenção dos sinais de utilizados na bioimpedância são divididos em multifrequências – que realizam a chamada espectroscopia de bioimpedância – e mono frequencial – aqueles que analisam a bioimpedância numa única freqüência, normalmente de 50 kHz.
Ele possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica pela grande quantidade de água e eletrólitos; por outro lado, a gordura e osso são pobres condutores. Não é indicado para gestantes e portadores de marca passo.
O exame de bioimpedância pode ser realizado na clínica de nutrição ou em seu domicílio.
Resultado: O resultado do exame de bioimpedância é entregue em formato eletrônico ou impresso, de acordo com a preferência do paciente e contém as seguintes informações:
- Peso
- % Gordura corporal
- % Líquido corporal
- Massa Magra em Kg
- Massa Óssea em Kg
- Gordura Visceral em Kg
- Idade Metabólica
- Taxa Metabólica Basal (TMB)
Preparo: O exame é totalmente indolor e para que não interfira no resultado o paciente deve fazer um preparo para a realização do Teste de Bioimpedância (BIA):
- Estar normohidratado – beber em média 2 litros de água no dia anterior ao exame;
- Não comer ou beber por 4 horas antes do exame;
- Não fazer uso de medicação diurética no mínimo 48 horas antes do exame;
- Não ter realizado atividade física ou sauna, pelo menos 12 horas que precedem o teste;
- Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chá mate, chocolate) por 48 horas que antecedem o teste;
- Não estar em período pré-menstrual ou menstrual;
- Não estar grávida (não indicado para gestantes);
- Não portar marca-passo;
- Não devem apresentar retenção hídrica (inchaço), procure urinar 30 minutos antes do exame;
- Devem remover todos os acessórios, adornos e peças contendo metal para a realização dos exames;
- Idade de 7 a 17 anos: afere apenas peso e % de gordura corporal
- Idade de 18 a 99 anos: afere todas as informações (peso, % de gordura,% liquido, massa magra, massa óssea, gordura visceral, idade metabólica e taxa metabólica Basal – TMB).
Imagem dos aparelhos de bioimpedância utilizados no exame (Tanita’s B
C-558 Ironman ou BC-568 InnerScan):
Gostaria de fazer o exame de bioimpedância?
Substitutos do glúten na dieta: Opções mais saudáveis
Nos últimos anos, a conscientização sobre a intolerância ao glúten e a doença celíaca cresceu significativamente. Pessoas que precisam evitar o glúten, por motivos de
Nutrição, Saúde e a Relação com a Nossa Alimentação
A frase “você é o que você come”, resume a importância da nutrição em nossas vidas. A alimentação desempenha um papel fundamental na nossa saúde
Recomendações nutricionais para o paciente oncológico
Seguem abaixo algumas orientações nutricionais de como tem que ser a dieta , para os pacientes oncológicos: • Alimentação leve (fácil digestão); • Alimentação orgânica;