Manual de Boas Práticas e Procedimento Operacional Padronizado

Elaboração de manual de boas práticas (MBP / MBPF) e procedimento operacional padronizado (POP)

Prestação de serviços em nutrição - Nutricionista Juliana Dragone - CRN3: 27403

Manual de Boas Práticas

Manual de Boas Práticas

O Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) é um documento que descreve as características e operações específicas realizadas num estabelecimento comercial de alimentos, abordando itens como: o ambiente, o layout da empresa, configuração geométrica, processo de recebimento de matérias – primas, armazenamento em temperatura ambiente (estoque seco), armazenamento de alimentos a temperatura refrigerada (câmara frigorífica), pré – preparo e preparo dos alimentos, distribuição da refeição, higienização dos utensílios e equipamentos, depósito de lixo, armazenamento de botijão de gás, instalações sanitárias e vestiários, ventilação, conforto térmico, luminárias, instalações elétricas, forros e tetos, paredes, janelas, portas, bancadas, pias, instalações hidráulicas, prateleiras, pisos, caixa d’água, caixa de gordura, rede de esgoto, controle de saúde dos manipuladores, grau de instrução do funcionário, utilização de uniformes, uso de EPIs, higiene das mãos, hábitos pessoais dos manipuladores, fornecedores, recebimento, transporte, armazenamento, utilização de sobras e dedetização.

Conforme descrito no portal da ANVISA, a legislação sanitária federal tem regulamentação destas medidas em caráter geral e específico, aplicáveis a todos os tipos de indústrias de alimentos e serviços de alimentação.

Compor um Manual de Boas Práticas completo e interativo para bares, restaurantes, refeitórios, etc é um trabalho especializado e deve ser feito por profissionais capacitados.

Procedimento Operacional Padronizado

Procedimento Operacional Padronizado

O Procedimento Operacional Padronizado (POP´s) é um documento de forma clara e objetiva, que estabelece instruções sequenciais para realização de operações rotineiras, na manipulação de alimentos.

Ambos os documentos visam o controle e garantia de qualidade do produto final e são exigidos pela ANVISA em refeitórios de empresas e industrias, restaurantes, lanchonete, etc. sob pena de multa e, também, devem estar devidamente implementados, atualizados e disponíveis para a consulta.

Ofereço o serviço de elaboração do manual de boas práticas MBF e também do procedimento operacional padronizado POP.

Caso contratada, estes serviços são formalizados através de um contrato de prestação de serviços e executados com o escopo fechado e prazo determinado.

Caso tenha interesse, fique a vontade em entrar em contato através do formulário abaixo:

Como chegou ao site?