Nutricionista especialista em doença renal aguda e crônica

Alimentação e dietas para pacientes renais - Zona Sul de São Paulo

Especialista em doença renal – Nutricionista Juliana Dragone

Todo paciente com doença renal aguda ou crônica deve se preocupar em manter uma dieta nutricional equilibrada, principalmente, se realiza tratamento de hemodiálise periodicamente.

Nas sessões de hemodiálise (HD) as maiores preocupações nutricionais estão relacionadas a perda de nutrientes importantes durante o procedimento, bem como ao acúmulo de metabólitos entre as sessões dialíticas.

Neste sentido, os pacientes renais devem ter uma dieta direcionada para que antes das sessões de hemodiálise estejam com os níveis de nutrientes adequados e se sentindo bem alimentados.

Do mesmo modo, após o tratamento, recomenda-se aos pacientes renais que sigam uma dieta que reponha os nutrientes perdidos na sessão, principalmente as proteínas.

Dieta pacientes renais - rim

Foto dos rins direito e esquerdo de um homem

Existem diversas opções de cardápio para o paciente renal seguir antes, durante e depois das sessões de hemodiálise.

Se você se pergunta como fazer para melhorar os hábitos alimentares e ter uma dieta adequada às suas necessidades, saiba que preocupação com a nutrição renal é fundamental.

Estes cuidados são muito importantes para a saúde e qualidade de vida do paciente renal. Desta forma, a Dra Juliana Dragone esta á disposição para uma consulta especializada.

Nesta consulta, após realização da anamnese (recordatório das últimas refeições realizadas pelo paciente renal e entendimento de seus hábitos alimentares), será feita uma avaliação para posteriormente preparar uma dieta equilibrada e direcionada a pacientes renais (NIH e NEPHCURE).

Caso queira mais informações sobre o assunto, fiz um post sobre Doença Renal Crônica no meu blog.

Agende sua Consulta

Resumindo, é super importante permitir que os pacientes renais tenham acesso aum uma dieta equilibrada e personalizada, considerando suas preferências alimentares, bem como os alimentos que não gosta de consumir.

Ter na mão uma dieta feita por especialista em nutrição para pacientes renais que disponha de alimentação equilibrada fornecendo a quantidade adequada de energia, proteínas, vitaminas e minerais, com foco na preparação para os dias com tratamento hemodiálise.