Alimentação antes, durante e após a gravidez

Alimentação antes, durante e após a gravidez

Em toda a gestação é necessário ter a preocupação de alimentar-se adequadamente, desde a realização apropriada de todas as refeições ao longo do dia, até o consumo de minerais como ferro e cálcio na quantidade correta.

Neste período de tantas mudanças no corpo, as gestantes devem estar atentas principalmente ao ganho de peso pois este descontrole é prejudicial tanto a mãe quanto ao bebê.

Por exemplo, sobre o consumo de minerais, as fontes de ferro bem absorvidas e aproveitadas pelo organismo são as fontes animais (carne vermelha, ovos, etc.). Já as fontes de ferro vegetal (grãos e vegetais verdes-escuros) precisam da vitamina C para serem bem absorvidos, neste caso, é preciso haver uma fruta cítrica junto do almoço e/ou jantar como, por exemplo, a laranja e o Kiwi. As fontes de cálcio são os leites e derivados, vegetais verdes-escuros, tofú. Mas não se deve consumir leite e derivados junto do almoço e jantar porque atrapalha a absorção do ferro. Portanto, leite e derivados são bem vindos no café da manhã, lanche da tarde e ceia.

Lembre-se de procurar sempre uma nutricionista, a gestação é um momento mágico que exige cuidados especiais com a alimentação.

Precisa de orientação nutricional? Entre em contato:

Digite abaixo o código de validação: captcha

Comentários fechados.