Cirurgia Bariátrica – Cuidados com dieta pós-operatório

Cuidados com a nutrição no processo após a cirurgia bariátrica

A terapia nutricional mais importante é, sem dúvida, a pós-cirúrgica, permitindo a manutenção de um estado nutricional adequado durante a perda de peso.
A alimentação deve evoluir gradativamente de acordo com a tolerância de cada um. E essa evolução da dieta ocorre normalmente em quatro estágios:

  1. Primeiro mês: Somente ingestão de líquidos, respeitando uma dieta líquida completa com alimentos que se liquidifiquem à temperatura corporal;
  2. Segundo mês: Evolução para a dieta pastosa incluindo refeições com consistência semelhante à de purê, sempre respeitando seu limite de pequenas quantidades. Por exemplo, os alimentos prontos comercializados para bebês (potinhos) podem ser utilizados;
  3. Terceiro mês: Evolução para dieta branda, trata-se de uma dieta de transição, contendo alimentos com consistência normal, porém amolecidos pelo cozimento;
  4. Quarto mês: Dieta completa, com todos os alimentos que fazem parte de uma alimentação balanceada e equilibrada devem ser introduzidos, em pequenos volumes e de acordo com a tolerância de cada paciente.

Além disto, é importante fazer boas escolhas nas refeições, priorizando alimentos ricos em nutrientes, para evitar deficiências comuns oriundas da má alimentação.

Por exemplo, o consumo de alimentos açucarados deve ser evitado por dois motivos: primeiro, porque o valor calórico é elevado e segundo, dependendo da técnica cirúrgica, poderá haver síndrome de dumping.

Após a cirurgia bariátrica, algumas vitaminas devem ter níveis adequados de ingestão, como:

  • Tiamina
  • Vitamina B12
  • Ácido Fólico
  • Ferro
  • Cálcio com Vitamina D
  • Vitamina A e E
  • Proteína
  • Entre outras ....

Deste modo, é necessário a todo paciente pós bariátrica uma diate com suplementação por tempo indeterminado no sentido de garantir a ingestão das vitaminas acima listadas.

Caso necessite de mais informações, agende sua consulta hoje mesmo: Agende sua Consulta

Comentários fechados.