Cirurgia Bariátrica – Laudo Nutricional

Quem pode operar? O laudo nutricional ...

Para que um paciente com obesidade faça a cirurgia bariátrica é preciso obter um laudo técnico para a bariátrica emitido por um nutricionista, algumas condições mínimas devem estar presentes no caso para que a emissão deste documento ocorra, conforme abaixo:

  1. Idade: Na maioria das vezes, as idades limites para se submeter à cirurgia bariátrica estão entre 18 e 65 anos.
  2. IMC (Índice de Massa Corporal):  As indicações para cirurgia bariátrica são feitas quando o IMC (peso em Kg / altura em metros ao quadrado) está acima de 40. No caso de o paciente apresentar alguma doença relacionada com obesidade, que são chamadas de comorbidades (hipertensão, diabetes, artrite…) o IMC necessário para ser indicada a cirurgia é de 35.
  3. Exames médicos: É preciso que os exames que são realizados antes da operação mostrem que o paciente poderá ser operado com o mínimo de risco. Se houver alguma alteração, o paciente deverá ser tratado do problema antes da cirurgia.
  4. Escolha do hospital e da equipe medica: É preciso que o paciente possa ser operado pela equipe médica (geralmente 3 cirurgiões, 2 anestesistas e um instrumentador) em hospital que esteja aparelhado para o tratamento de pessoas com obesidade mórbida.

Se o paciente estiver apto para operar a nutricionista irá gerar o laudo para a cirurgia, para que o paciente leve para o hospital.

É muito importante que o paciente tenha pleno conhecimento de como funciona a cirurgia, tanto no pré quanto no pós cirúrgico no sentido de estar com as expectativas pessoais bem alinhadas com os resultados do procedimento.

Agende sua Consulta

Comentários fechados.