Nutricionista da dicas de alimentos para evitar crises de enxaqueca e dor de cabeça

Nutricionista da dicas de alimentos para evitar crises de enxaqueca e dor de cabeça Nutricionista Juliana 11:53 pm

Dicas de alimentação para enxaqueca / dor de cabeça

O que comer para evitar dor de cabeça constante

Nos dias de hoje, as pessoas não tem tempo pra se alimentarem de uma maneira saudável e acabam comendo muitos alimentos industrializados e embutidos, desencadeando a enxaqueca.

Seguem algumas dicas para dietas para evitar a enxaqueca (dor de cabeça constante e forte):

1- Adequar o consumo de carboidratos, especialmente os carboidratos complexos (cereais, massa, pães, farináceos, entre outros), já que o cérebro utiliza os nutrientes provenientes destes alimentos como fonte de energia em todas as suas funções.

2- É importante acrescentar frutas na dieta, pela maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras que possuem, sendo esses nutrientes que atuam no bom funcionamento do organismo.

3- O selênio, um mineral envolvido no funcionamento do sistema nervoso central, também pode ser eficiente no controle do problema. O consumo de apenas uma unidade de castanha-do-pará é suficiente para se alcançar às quantidades recomendadas diariamente.

4- O fracionamento da dieta deve acontecer com a ingestão de seis pequenas refeições ao dia, evitando os jejuns prolongados, que são considerados causadores de crises de enxaqueca.

5- Estudos sugerem que baixos níveis de magnésio facilitariam o desenvolvimento da vasoconstrição, que acarretaria a enxaqueca. Portanto é importante ingerir alimentos fontes desse mineral, como as folhas verdes escuras, soja, leguminosas, castanhas, cereais como aveia, arroz integral, pães integrais, carnes, peixe (salmão) e ovos.

6- A vitamina B12 seria eficaz no tratamento e prevenção da enxaqueca. O mecanismo pelo qual este nutriente age na enxaqueca é incerto, mas é possível que ocorra estabilização de membrana celular e melhora da função mitocondrial. As principais fontes de vitamina B12 são leite, queijos (especialmente ricota e requeijão), iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes.

ALIMENTOS QUE PODEM DESENCADEAR A CRISE:

  • Alimentos embutidos, como a salsicha e linguiça, contêm nitratos e nitritos, substâncias que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • Refrigerantes a base de cola, guaraná e o chá mate devem ser evitados, pois possui cafeína, substância que altera a circulação sanguínea.
  • Chocolate, queijos duros, amendoim, carne defumada e frutas cítricas contêm tiramina, substância que libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor.
  • Aditivos alimentares, como o glutamato de monossódico presente em temperos e alimentos industrializados.
  • A fenilalanina, presente em bebidas a base de cola, aspartame e outros alimentos industrializados.

ALIMENTOS QUE AUXILIAM NO CONTROLE DA CRISE:

  • Os ácidos graxos essenciais auxiliam no controle da dor. Assim, o consumo de azeite de oliva, sardinha, salmão e anchova são indicados.
  • O triptofano ajuda a liberar serotonina, que proporciona sensação de bem estar. Alimentos como a banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz, feijão e granola contêm essa substância.
  • Os anti-histamínicos inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor. São encontrados no orégano, cravo, canela e gengibre.
  • Alguns estudos demonstram que a deficiência de magnésio pode representar um importante papel no desenvolvimento da enxaqueca no período menstrual, portanto é importante que se dê atenção á esse mineral. Fontes de magnésio: granola, aveia, farelo de trigo, arroz integral, amêndoa, amendoim e banana.

Tão importante quanto evitar o alimento errado, é não deixar de alimentar-se. Ficar muito tempo sem se alimentar leva a uma baixa do açúcar no sangue (hipoglicemia), para a qual as pessoas que sofrem de enxaqueca são muito sensíveis. Portanto é importante fracionar a alimentação em pelo menos 6 refeições ao dia, evitando pular refeições.

É fundamental o acompanhamento periódico com uma nutricionista especializada em enxaqueca.

Posso ajudar? Me fale mais sobre seu caso .....

Como chegou ao site?

Comentários fechados.