Nutricionista orienta a introdução da alimentação complementar
Abaixo oriento o passo a passo da alimentação infantil:
- A partir do sexto mês de vida, já pode ser introduzido alimentos sólidos e líquidos na alimentação da criança;
- Mas o aleitamento materno deve ser mantido.
A criança começa a:
- Desenvolver os movimentos de mastigação;
- Ter controle da cabeça e do pescoço para sentar;
- Aparecer os primeiros dentinhos;
Começa a oferecer alimentos à criança para que ela possa ter contato com novas texturas e sabores, esses alimentos devem ser ofertados com colher para que a criança desenvolva a capacidade de mastigar e engolir.
Pode-se oferecer:
- Frutas;
- Legumes;
- Verduras;
- Fibras solúveis e insolúveis;
- Cereais;
- Carnes em geral;
Ordem de introdução dos alimentos:
A alimentação complementar é iniciada com a introdução de frutas, principalmente na forma de sucos, dada à consistência líquida, digestibilidade e sabor suave. As papas de frutas e hortaliças são testadas por volta dos 6 meses, quando o reflexo de extrusão ou expulsão já deverá não estar mais presente, como forma de avaliar a aceitação de preparações de consistência pastosa. A partir daí é introduzido o almoço (grande refeição ou refeição de sal). Por volta dos 7 a 8 meses é recomendada outra grande refeição, jantar. Espera-se que no segundo semestre de vida a alimentação do lactente seja composta de 2 grandes refeições preparadas com alimentos-fonte dos vários nutrientes, 1 a 2 refeições intermediarias (colação e/ou lanche) sob forma de frutas (suco ou papa) e leite materno.
Preparação dos alimentos complementares:
- Introduzir 1 alimento novo por dia, para observar se acriança tem algum tipo de alergia. Uma maneira de oferecer os alimentos novos é a cada dia introduzir um alimento de cada grupo. O alimento que a criança não tenha nenhum tipo de intolerância já poderá ser consumido normalmente;
- No começo os alimentos devem ser oferecidos logo após as mamadas para garantir que aa criança seja bem alimentada
- Utilizar condimentos naturais e suaves, como cebola, alho, salsinha e sal de adição em quantidades mínimas;
- Se houver recusa de algum novo alimento não se deve obrigar que a criança coma este alimento, deve ser oferecido novamente em outros dias, por exemplo;
- s frutas e hortaliças devem ser lavadas com água para que sejam removidos os produtos químicos, os microorganismos e a s sujeiras. As carnes devem ser mantidas no refrigerador até o momento de uso devendo ser descongeladas sob água fria para que retardar o crescimento bacteriano, os ovos também devem ser mantidos refrigerados.
Contra indicações
Deve ser evitado:
- Leite de vaca;
- Beterraba;
- Espinafre;
- Produtos industrializados
- Cacau;
- Amendoim;
- Pipoca;
- Espinha de peixe;