Como preparar lanches mais nutritivos:

Prefira Evite Por que fazer a troca
Pães integrais com grãos inteiros, pão sírio, pão francês integral sem o miolo ou baguete com gergelim. Croissant, pão de batata, pão de queijo, pão de forma tradicional, pão de hambúrguer, pão italiano, pão de hot dog, pão de leite e pão sovado. Os pães integrais apresentam menos calorias, mais fibras e estimulam mais a mastigação. Dessa forma, a digestão e a absorção dos nutrientes são maiores. Prolonga-se também o tempo gasto com a refeição, o que facilita a satisfação psicológica. O cérebro precisa de 15 minutos para saber que deverá parar de produzir a sensação de fome e evita que se coma em demasia.
Maionese light ou mostarda feita com raiz forte. Catchup, maioneses tradicionais, manteiga ou margarina. Menos calorias. A mostarda a base de raiz forte estimula o paladar, além do sabor do sanduíche ficar mais atraente, há um aumento na produção do suco gástrico, o que facilita a digestão. A mostarda também é vasodilatadora, favorecendo a circulação de nutrientes por todo o organismo.
Peito de peru ou blanquet de peru, hambúrguer grelhado feito com carne magra, lombo de porco, peito de frango ou carne vermelha grelhados, ovo cozido, omelete simples, pastrami, omelete recheado com verdura e peixe grelhado. Presunto, salame, contra filé, mortadela, salsicha, lingüiça, picanha, pastrami, hambúrguer frito industrializado, bacon, peixes e frango empanados e carne vermelha frita. O peito de peru e o pastrami são dois itens menos calóricos e mais magros do que a mortadela e contra filé. O hambúrguer caseiro tem 7% de gordura, enquanto o industrializado apresenta em torno de 30%.
Queijo branco, mussarela light, queijo prato light, requeijão light, ricota, cottage, creme de ricota, cream cheese light e mussarela de búfala. Catupiry, provolone, parmesão, gorgonzola, brie, mussarela, prato e requeijão tradicional. Os queijos light têm 30% menos calorias. O branco contém cerca de 180 cal por 100 gramas. A mesma quantidade de gorgonzola oferece cerca de 500 cal.
     
Alface, agrião, rúcula, tomate, cenoura ralada, cebolas grelhadas, fatias de frutas, tais como, morango, abacaxi, figo, kiwi e outros. Tomate seco, antepasto de berinjela, milho e ervilha em conserva ou ao creme, cebola frita, batata palha ou frita. Além de menos calóricos, ingredientes como cenoura e rúcula fornecem mais vitaminas e sais minerais.

Quanto mais verde escura for à folha apresenta maior teor de fibras, vitaminas e minerais. Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para uma vida saudável. O ideal é comer sempre bem, de maneira nutritiva e equilibrada. Mas sem excessos, escolhendo e preparando as refeições com baixo teor de gordura.

Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para uma vida saudável. O ideal é comer sempre bem, de maneira nutritiva e equilibrada. Mas sem excessos, escolhendo e preparando as refeições com baixo teor de gordura.

 

 

Comentários fechados.