Índice glicêmico (IG) é um indicador de qualidade do carboidrato quanto à sua habilidade em aumentar e/ou influenciar a glicemia). O IG de um alimento é refletido diretamente na digestão e na entrada de glicose na circulação sanguínea.
Existem inúmeros fatores que afetam o IG, incluindo o tamanho de partículas dos alimentos, a duração da cocção e seu modo de preparo, a variedade dos vegetais, o grau de maturação das frutas, a natureza do amido, a quantidade de macronutrientes, o teor de gorduras, proteínas e a presença e tipo de fibras.
As proteínas e fibras dietéticas podem reduzir a resposta glicêmica sanguínea e são significativamente relacionadas ao IG.
A gordura também pode inibir aumento da glicose sanguínea, porém tem relação significativa com o IG. Quando ocorre ingestão de proteína com carboidrato, há aumento da resposta insulínica sérica e consequente redução da resposta glicêmica. Já a ingestão associada de gordura com carboidrato pode reduzir esta resposta glicêmica sem modificação dos níveis de insulina.
Alimentos com baixo IG, reduzem a glicemia pós-prandial.
Gostaria de saber mais sobre este assunto, por favor entre em contato!