Um cardápio adequado e balanceado, rico em frutas, verduras e cereais integrais, previnem as diversas doenças cardiovasculares, diminuindo as taxas de “colesterol ruim – LDL-C” e triglicérides, na corrente sanguínea.

Os alimentos antioxidantes são fundamentais, por conter “flavonóides”, ou seja, diminuem a oxidação do LDL-C. Os antioxidantes são encontrados nos vinhos, chás, sucos, ervas aromáticas, oleaginosas, grãos integrais, jabuticaba, morango, uva, amora, cereja e verduras.

Desta forma, devemos evitar os alimentos embutidos, os muito calóricos, frituras, empanados e milanesas, ricos em gordura saturada, o excesso de açúcar (carboidrato simples) e excesso de sal, alimentos enlatados/industrializados, molhos e temperos industrializados, frutos do mar, leites e derivados integrais, queijos amarelos e duros, queijos cremosos muito calóricos e salgadinhos industrializados.

Está precisando de orientação nutricional nas doenças cardiovasculares? Por favor entre em contato:

Nutricionista Juliana Dragone, especializada em Nutrição Clínica e funcional pelo GANEP, mantém publicado o site nutricionistajuliana.com.br com o objetivo de oferecer informações e dicas para quem quer, por meio da alimentação, melhorar a saúde e o bem-estar.