A banana é um alimento nutritivo, rico em carboidratos, que fornece energia ao organismo; é rica em potássio (K+), um mineral super importante para o bom funcionamento dos músculos; e as vitaminas do complexo B, importantíssimas para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. Além disso, é um alimento de fácil digestão.

Por isso a banana é uma fruta muito utilizada nós pós e pré-treinos. A banana é a fruta adequada para nos dar a “explosão” para o treino, e também por ter o carboidrato entrando nos músculos imediatamente (glicogênio muscular), e com isso melhorando o rendimento no esporte/ e/ou exercício/ treino.

O potássio auxilia na contração muscular e sua carência pode provocar o surgimento de cãibras A banana por ser rica em potássio e carboidrato pode auxiliar a redução da cãibra.

A banana é um alimento rico em fibra, regulam o fluxo intestinal, de baixa caloria, promove o emagrecimento, atua na recuperação muscular, contém bastante ferro, vitaminas B1, B2, B6 e B12, também possui bastante triptofano, um nutriente envolvido na produção de serotonina, substância responsável pelo “bom humor”, controla as taxas de pressão arterial e melhora a fadiga mental e física.

Está precisando de orientações sobre a importância, benefícios da ingestão da banana? Por favor entre em contato:

 

Nutricionista Juliana Dragone, especializada em Nutrição Clínica e funcional pelo GANEP, mantém publicado o site nutricionistajuliana.com.br com o objetivo de oferecer informações e dicas para quem quer, por meio da alimentação, melhorar a saúde e o bem-estar.