Diferenças entre os açúcares

Diferenças entre os açúcares Nutricionista Juliana 6:46 pm

Açúcar refinado: não contêm nenhum nutriente que possam ser fornecidos ao organismo, devido ao processo de refinamento. Uma colher de sopa = 125 calorias. De cor branca, dissolução rápida e granulometria fina, o refinado amorfo é utilizado no consumo doméstico, em misturas sólidas de dissolução instantânea como bolos, confeitos, caldas transparentes e incolores.
- Açúcar cristal: Uma colher de chá = 40 calorias. É o açúcar sem refino.
- Açúcar de confeiteiro: Uma colher de sopa = 48 calorias. É mais fina que o açúcar refinado, podendo ou não ter como aditivo algum tipo de amido ou fosfato de cálcio para dar maior leveza. Sua minúscula constituição favorece a sua fixação sobre pães e doces após o seu preparo, bem como para na confecção de coberturas.
- Açúcar de coco: é rico em vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e potássio. E possui baixo índice glicêmico. 1 colher de chá (5 g) possui 10 calorias.
- Açúcar orgânico: Uma colher de chá = 20 calorias. Produto de granulação uniforme, produzido sem nenhum aditivo químico, tanto na fase agrícola como na industrial. Pode ser encontrada nas versões clara e dourada. Seu processamento segue princípios internacionais da agricultura orgânica e é anualmente certificado pelos órgãos competentes. Na produção do açúcar orgânico, todos os fertilizantes químicos são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica para proteger o solo e melhorar suas características físicas e químicas. Suas características nutricionais são semelhantes às do mascavo, com uma boa quantidade de vitaminas e sais minerais.
- Açúcar light: Uma colher de chá = 20 calorias. É uma mistura de açúcar (sacarose) com adoçante (sucralose, ciclamato ou sacarina). Por causa dessa mistura, o açúcar light não apresenta o gosto residual que os adoçantes contêm, mas, ao mesmo tempo, não apresenta uma redução de calorias como se utilizasse somente o adoçante. A diferença é que a mesma quantidade de açúcar light adoça entre duas e cinco vezes mais que o açúcar comum. Pode ser usado em preparações de forno e fogão, pois possui ótima estabilidade em temperaturas elevadas e, também, substitui o açúcar tradicional em receitas não prejudicando o resultado final. Podemos dizer que o açúcar light é intermediário entre o açúcar refinado e o adoçante. O seu consumo é contra-indicado para dietas com restrição de açúcar, como no caso de diabéticos. Tem o poder de elevar açúcar no sangue em função de conter o tipo refinado na sua composição.
- Açúcar mascavo: Uma colher de chá = 20 calorias. Açúcar petrificado, de coloração variável entre caramelo e marrom, resultado da cristalização do mel-de-engenho, e ainda com grande teor de melaço.
Se o objetivo é levar uma vida saudável, sem se preocupar com o peso, a escolha do açúcar de coco é a melhor opção.

Posso ajudar? Me fale mais sobre seu caso .....

Comentários fechados.