Dicas nutricionais para o carnaval

Dicas nutricionais para o carnaval Nutricionista Juliana 7:44 pm

Grande parte dos Brasileiros, durante o período de carnaval, deixam de lado os cuidados fundamentais nutricionais e esquecem os problemas e caem na folia. Para agüentar esta maratona, e curtir com bastante disposição este feriado tão aguardado por muitos, elenco algumas dicas nutricionais:
• Mantenha os horários regulares da alimentação, evitando intervalos prolongados entre as refeições, ou seja, maiores do que 3 horas, pois esta conduta é um moderador natural do apetite, facilita a digestão, a absorção dos nutrientes e quedas nas quantidades de açúcar muscular e sanguíneo;
• Prefira os carboidratos integrais aos refinados, pois as vitaminas, minerais e fibras são preservados, tais como: batata doce, arroz integral, pães integrais e massas integrais;
• Consuma diariamente três porções de frutas, verduras e legumes, pois são importantes para repor os sais minerais, que foram perdidos com o suor.
• Não beba de estomago vazio ocasionando a hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar do sangue);
• Concomitante com as bebidas alcoólicas consumam líquidos como: água natural, chás claros, água de coco, suco natural, para evitar uma possível desidratação;
• Faça diariamente um café da manhã saudável (uma fonte de carboidrato, uma fonte de fruta, uma fonte de queijo e uma fonte de leite), já que está diretamente ligado na reconstituição das reservas de energia utilizadas após um longo período de jejum noturno (8 a 12 horas). Este hábito ajuda a restabelecer as funções do aparelho digestivo e a acelerar o metabolismo;
• Evite os alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol: gordura animal (carnes gordurosas, maionese, molhos prontos, manteiga, lanches gordurosos, queijos amarelos e duros, leite integral) polpa de coco e de alguns óleos vegetais (dendê e coco), ocasionando a sensação desagradável de empachamento.

Para combater a ressaca do Carnaval devem-se aumentar a ingestão de alguns minerais e vitaminas que são essenciais para o pleno funcionamento do organismo:
• Complexo B: Carnes, leite, queijo...
• Vitamina B12:
• Acido fólico:
• Selênio:
• Vitamina C:
• Omega 3:
Seguem abaixo os alimentos que são importantes para aliviar a dispepsia, ou seja, má digestão:
• Chá de alcachofra;
• Chá de boldo do Chile;
• Gérmen de trigo;
• Salsinha;
• Hortelã.
É importante que diminuam as fontes de proteína mais calóricas e ricas em gordura saturada, como carnes com gordura visível, carne vermelha, embutidos (salame, presunto etc.), queijos amarelos e laticínios integrais. Substituam por aquelas saudáveis e pouco calóricas, como os presentes nas carnes magras, peixes, frango sem pele, ovos, queijos magros e laticínios desnatados. E também inclua no cardápio alimentos diuréticos, que contribuem para diminuir o inchaço corporal, ou seja, a retenção hídrica, tais como: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pães integrais; legumes, como: abóbora, beterraba, ervilha, broto de feijão, pepino, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre, agrião, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate; maçã, laranja, limão, melancia e morango.

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