A importância de uma mastigação bem feita

A importância de uma mastigação bem feita Nutricionista Juliana 7:38 pm

A mastigação é uma das fases mais importantes da alimentação, afinal o processo de digestão dos alimentos tem início na boca com a ajuda de substâncias encontradas na saliva.
Durante o processo de mastigação, o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até o momento que dá sinais de apetite saciado. Assim, a mastigação pode ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.
Nosso organismo leva de 15 a 30 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Se os alimentos não forem bem triturados e chegarem pedaços grandes ao estômago, o trabalho deste órgão aumenta. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases. Quando não mastigamos bem, não formamos saliva o suficiente e ficamos com vontade de tomar líquidos para empurrar a comida até o estômago. Pessoas que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos notam o sabor doce inerente a esses alimentos e freqüentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces.

Posso ajudar? Me fale mais sobre seu caso .....

Comentários fechados.