Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso são benéficos para a saúde, pois aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.

Os principais alimentos termogênicos são:

Pimentões e pimenta-vermelha: porções de três a quatro gramas ao dia, como tempero de pratos quentes e saladas, são capazes de aumentar o metabolismo em 20%.

Gengibre: Pedaço de dois centímetros podem ser consumidos, três vezes ao dia, cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.

Vinagre de Maçã: uma colher de chá duas vezes ao dia.

Chá Verde: uma xícara de chá de cinco a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde acelera o metabolismo e compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, uma enzima responsável pela digestão de carboidratos.

Canela: uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.

Guaraná em pó: Pode ser consumido em pó ou em cápsulas de duas gramas, duas vezes ao dia. Cápsulas de guaraná em pó são vendidas em drogarias e casas de produtos naturais.

Para que os alimentos termogênicos ajudem mesmo a emagrecer, é preciso que eles sejam consumidos sempre, pelo menos duas vezes por dia. É importante que haja criatividade na hora de escolher quais deles você irá consumir, para que sua alimentação não fique monótona.

A quantidade a ser ingerida por dia para que se obtenha o efeito desejado, depende de cada alimento. Por exemplo, o vinagre de maçã é aconselhável ingerir uma colher e meia de chá duas vezes ao dia, como tempero de saladas. No caso do gengibre, um pedaço de 2cm (cru, refogado ou em forma de chá) três vezes ao dia. O consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono. 

Porém é importante deixar claro que só consumir estes alimentos não vai adiantar, é preciso antes de tudo ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos. Para que o metabolismo das pessoas funcionem melhor, ou seja, atinjam seus objetivos.

Não recomendado para quem tem hipertensão, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido.


Dica de receita com ingrediente termogênico:


Canjica light com canela:


Ingredientes
2 xícaras (chá) de milho para canjica
6 cravos-da-índia
3 canelas em pau
1/2 litro de água
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 vidro de leite de coco light
1 colher (sopa) de margarina light
3 col. (sopa) de adoçante culinário

Modo de preparo
Deixe o milho da canjica de molho em água de um dia para o outro. Escorra, coloque-o em uma panela e junte a canela em pau, o cravo, a água, o leite, o leite de coco e a margarina. Misture bem. Cozinhe em fogo baixo até o caldo engrossar e o milho ficar macio. Quando estiver quase no ponto, junte o adoçante e misture. Sirva com canela em pó.

Comentários fechados.