Regimes populares para emagrecimento – simples e rápido

Regimes populares para emagrecimento - simples e rápido

Clinica de Nutrição - Nutricionista Juliana Dragone

Nutricionista Juliana Dragone fala sobre regimes populares para emagrecimento e suas particularidades. O importante é emagrecer com saúde.

Regimes alimentares para emagrecer restringem a ingestão de comidas específicas, ou de alimentos em geral, com o objetivo de ocasionar emagrecimento. O regime que funciona para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra, devido às diferenças metabólicas e fatores relacionados ao estilo de vida.

Também é importante notar que regimes rápidos para emagrecer não necessariamente resultam em emagrecimento em longo prazo. Reduzir o suprimento de alimentos ao corpo faz com que ele estoque gordura como resposta à fome quando a alimentação normal retornar. Isso significa que regimes rigorosos para emagrecimento rápido ocasionam perda de peso em curto prazo, mas geralmente ganho de peso posterior, uma condição conhecida como efeito sanfona.

Os regimes populares, algumas vezes chamados pejorativamente de dietas da moda.

Dietas da moda e seus perigos

Constantemente cardápios e regimes para emagrecimento rápido, como as chamadas dietas da moda, são divulgados pela mídia em geral e imediatamente adotados por milhares de pessoas. Normalmente essas dietas eliminam o consumo de determinado grupo alimentos e exageram na ingestão de outros. Essas “receitas milagrosas” carecem de comprovação cientifica e, ao contrario do que prometem, podem representar riscos para a saúde ou resultar em alguns quilinhos extras. São muitos os prejuízos causados por regimes de emagrecimento realizados sem adequada avaliação e constante acompanhamento nutricional.

Deficiência nutricional

A variedade de alimentos nas devidas proporções e fundamental para quem quer perde peso. Dietas a base apenas de carboidratos ou de proteínas, ou mesmo de fibras ou só de líquido, são prejudiciais a saúde, porque isoladamente esses grupos alimentares não são capazes de oferecer todos os nutrientes de que o organismo necessita. As dietas líquidas, por exemplo, possuem poucas calorias e nutrientes, podendo ocasionar tonturas e indisposição, alem de retardar o metabolismo. Por sua vez, consumir apenas fibras pode interferir na absorção de alguns nutrientes, como os sais minerais.

Efeito sanfona

Caracteriza-se pela perda de peso num primeiro momento e sua recuperação algum tempo depois. E comum nas dietas que prometem emagrecimento rápido sem equilíbrio adequado de nutrientes, como as dietas da moda. Isso ocorre porque, durante o regime, alem de eliminação de gordura, há perda de massa muscular. Com a perda de tecido muscular, as necessidades de energia diminuem. Assim ao interromper o regime, a pessoa volta a engordar, podendo ganhar mais peso do que havia perdido com a dieta.

Excesso de gorduras e proteínas

 Vários são os riscos de consumo exagerado desses nutrientes. A ingestão de muita proteína e gordura pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos e ate facilitar o aparecimento de doenças graves ou fatais, como infarto e derrame.

O fígado e os rins podem ser sobrecarregados, uma vez que também atuam na metabolização da proteína. A insuficiência de fibras (frutas, verduras e legumes), comum em dietas a base de proteínas e gorduras, e prejudicial. Pode alterar o bom funcionamento do intestino e, o mais grave, facilitar o aparecimento de câncer.

Falta de carboidratos

Nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia, o carboidrato e normalmente banido das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois e tido como o vilão do excesso de peso. Porem, a ausência de carboidratos no cardápio pode diminuir a quantidade de serotonina, substancia produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de serotonina pode levar a compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento.

Estas foram recomendações sobre regimes populares de emagrecimento.

Agende sua Consulta

 

Comentários fechados.