Regime de Atkins (dieta pobre em carboidratos) – simples e rápido

Regime de Atkins (dieta pobre em carboidratos) - simples e rápido

O regime para emagrecimento proposto pelo Dr. Robert Atkins defendia que a pessoa podia emagrecer comendo quantidades significativas de gordura e proteína e restringindo o consumo de carboidratos. Esse regime foi originalmente concebido para pacientes com diabetes que desejavam controlar seus níveis de insulina mais eficientemente.

Muitas pessoas experimentaram emagrecimento inicial rápido com o regime de Atkins, alguns dos quais devido ao esvaziamento dos estoques de glicogênio. A perda de glicogênio está associada à perda de água, uma vez que o corpo armazena até 4 gramas de água para cada grama de glicogênio.

Ausência de carboidratos, o que acelera a produção de corpos cetônicos. Provoca maior diminuição muscular do que gordurosa.

Regime rico em gorduras, mas que não dá nenhuma dica sobre a escolha das gorduras a serem consumidas. É uma porta aberta para a hipercolesterolemia (aumento da taxa de colesterol no sangue), que favorece a ocorrência de doenças cardiovasculares. Por causa disso, esse regime foi batizado por alguns como "passaporte para o infarto de miocárdio".

É pobre em vitaminas e sais minerais.

Comporta risco de causar constipação intestinal e problemas de vesícula biliar.

Faz subir perigosamente a taxa de ácido úrico no sangue e na urina (aumenta o risco de gota ou de cálculos renais, sobretudo nos casos de aporte insuficiente de líquidos).

Estas foram recomendações sobre regime de atikins (dieta pobre em carboidratos).

Nutricionista Juliana Dragone - CRN-3 nº 27403 :: Email: contato@nutricionistajuli

Comentários fechados.